Livros de fotografia costumam evocar momentos de puro encantamento ou impacto
visual. E quase sempre s�o concebidos para apenas isso. Este n�o � o caso,
por�m, do bel�ssimo Fot�grafos
alem�es no Brasil do s�culo XIX, do escritor, fot�grafo e
pesquisador Pedro Karp Vasquez, que chegou �s prateleiras neste fim de ano
mostrando a eficiente, e ao mesmo tempo atraente, uni�o entre conte�do e
imagem. Editada em vers�o bil�ng�e pela Metalivros, com o patroc�nio do
Dresdner Bank Brasil, a obra se revela uma preciosa aula sobre o tema proposto -
que come�ou a tomar forma na cabe�a de Vasquez h� 20 anos, mas s� foi se
concretizando nos �ltimos cinco - levando o leitor a percorrer, com vagar e
curiosidade, os mesmos caminhos trilhados, no s�culo passado, pelos alem�es. E
a redescobrir o Brasil atrav�s de seus retratos flagrados no tempo.
Nomes como Augusto Stahl, Albert Frisch, Karl Ernest Papf, Paul Ehrenreich e
Bruno Bourgard, entre outros, saltam das p�ginas n�o como meras assinaturas de
imagens cristalizadas no passado, mas como figuras de carne e osso que fizeram
muito pela fotografia no pa�s, influenciando-a fortemente no s�culo que se
seguiria.
-
N�o estou interessado na fotografia pela fotografia, mas em valorizar indiv�duos
que usaram a fotografia como meio de express�o - afirma Vasquez, autor de
livros como "Dom Pedro II e a fotografia no Brasil", "Fotografia:
reflexos e reflex�es" e "Mestres da fotografia no Brasil", entre
outros. - Muitas vezes as pessoas n�o se preocupam em ver quem s�o os autores
das fotos. Mas n�o existe gera��o espont�nea de fotos...
Al�m
do alentado pref�cio em que passeia por temas como o ensino da fotografia, as
sociedades cient�ficas da �poca ou as publica��es alem�s sobre o assunto,
Vasquez vai relembrando, ao longo do livro de 205 p�ginas - que termina com um
�til gloss�rio dos termos t�cnicos da fotografia - como os fot�grafos
chegaram aqui e se tornaram quem s�o.
A
id�ia do livro (que teve uma tiragem de cinco mil exemplares) come�ou a nascer
h� duas d�cadas, quando Vasquez viu a exposi��o "Karl Ernest Papf -
1833-1910", organizada por Carlos Roberto Maciel Levy para a Acervo Galeria
de Arte. Impressionado com o que tinha diante de seus olhos, ele, que j�
admirava o trabalho dos fot�grafos alem�es, passou a considerar a hip�tese de
que deveria haver um material muito maior na Alemanha. Com o apoio do Instituto
Goethe, Vasquez foi � luta e mandou cartas para diversas institui��es alem�s
� procura de pistas. A surpresa do fot�grafo foi enorme ao saber da exist�ncia
de cerca de duas mil fotos de artistas alem�es sobre o Brasil, divididas em
duas cole��es (no Reiss-Museum, em Mannheim, e no Institut f�r L�nderkund,
em Leipzig) que foram a grande base do livro.
-As
fotos estavam muito bem preservadas, por�m n�o utilizadas. Mesmo l� esse
material era algo desconhecido - conta Vasquez. - Albert Frisch fez cerca de cem
fotos de �ndios brasileiros, muitas delas reproduzidas aqui pela primeira vez.
Atrav�s
dos trabalhos dos alem�es, Vasquez esmi��a tamb�m o Brasil por temas como
regi�es, escravos, imigra��o, tra�ando um amplo painel do pa�s na �poca e
ampliando o recorte usado nos livros similares at� ent�o.
-
Os alem�es fizeram um trabalho interessante, porque eles quebraram o modelo
franc�s, do est�dio, e n�o ficaram presos ao olhar da pintura. Eles tentaram
ver o mundo atrav�s da fotografia, de fato - completa ele.