A
hist�ria das tens�es entre teatro, literatura e pol�tica na segunda metade do
s�culo XIX � o objeto de As noites do Gin�sio: teatro e tens�es culturais
na Corte (1832-1868), de Silvia Cristina Martins de Souza, rico painel da
vida cultural na Corte. Um teatro verdadeiramente nacional era o objetivo de um
grupo de literatos cariocas, como Machado de Assis, Jos� de Alencar e Joaquim
Manuel de Macedo, a partir da d�cada de 1860. Eles pretendiam produzir uma
dramaturgia s�ria, que testemunhasse o progresso da na��o e servisse como
escola de costumes.
Durante
algum tempo, o Teatro Gin�sio Dram�tico encarnou estes ideais, mas seu palco
abrigou tamb�m formas teatrais mais populares, como revistas de ano, cenas
c�micas e com�dias puxadas � farsa, objetos de censura pelo Conservat�rio
Dram�tico Brasileiro e de cr�tica por parte daqueles que desejavam instituir
uma dramaturgia nacional. Para dificultar ainda mais a luta destes, havia o
p�blico, gente impolida que protestava durante os espet�culos, abandonava as
pe�as realistas e sisudas para rir no entremez, no circo, nas revistas.
Silvia
Cristina Martins de Souza � doutora em hist�ria social pela Unicamp. Leciona
no Programa Integrado de Mestrado em Hist�ria UEL/UEM e no Departamento de
Hist�ria da Universidade Estadual de Londrina, na qual coordena um projeto de
pesquisa intitulado "Folhetins, mem�ria e hist�ria e jornais paranaenses
e fluminenses (1855-1865)" e exerce a fun��o de vice-coordenadora do
colegiado de hist�ria. � co-autora da colet�nea A hist�ria contada:
cap�tulos de hist�ria social da literatura (Nova Fronteira) e prepara uma
publica��o sobre o dramaturgo e ator fluminense Francisco Corr�a Vasques.
Ocupa, atualmente, o cargo de presidente da Anpuh - Associa��o Nacional de
Hist�ria, n�cleo regional do Paran�.