Povos ind�genas e ensino de Hist�ria: subs�dios para a abordagem da tem�tica ind�gena em sala de aula * |
Edson Silva
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1. O que sabemos sobre os �ndios no Brasil?
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A d�vida ou a resposta negativa a essa pergunta � ouvida da imensa maioria da popula��o, na escola e at� mesmo na universidade. Por�m, segundo os dados oficiais mais recentes, no Brasil existem 225 povos ind�genas que falam 100 l�nguas distintas, contabilizando uma popula��o com 550.438 indiv�duos (PREZIA; HOORNAERT, 2000), que habitam todas as regi�es do Brasil. Essa totaliza��o n�o inclui os chamados �ndios isolados que vivem em algumas localidades da Regi�o Norte. De acordo ainda com as mesmas estimativas oficiais, no Nordeste moram 59.481 �ndios, cerca de 19% da popula��o ind�gena no pa�s.
O desconhecimento sobre a situa��o atual dos povos ind�genas, est� associado basicamente � imagem do �ndio que � tradicionalmente veiculada pela m�dia: um �ndio gen�rico com um biotipo formado por caracter�sticas correspondentes aos indiv�duos de povos nativos habitantes na Regi�o Amaz�nica e no Xingu, com cabelos lisos, pinturas corporais e abundantes adere�os de penas, nus, moradores das florestas, de culturas ex�ticas etc. Ou tamb�m imortalizados pela literatura rom�ntica produzida no S�culo XIX, como nos livros de Jos� de Alencar, onde s�o apresentados �ndios belos e ing�nuos, ou valentes guerreiros e amea�adores canibais, ou seja �b�rbaros, bons selvagens e her�is� (SILVA, 1994).
J� na Escola, de um modo geral, o �ndio � lembrado, afora o primeiro momento do �Descobrimento� em 1500, no in�cio da Coloniza��o e no ros�rio das datas comemorativas no �Dia do �ndio�, quando comumente as crian�as das primeiras s�ries do Ensino Fundamental s�o enfeitadas a semelhan�a de ind�genas que habitam os Estados Unidos, e estimuladas a reproduzirem seus gritos de guerra!
At� recentemente nos estudos da Hist�ria do Brasil, o lugar do �ndio era na �forma��o� da chamada nacionalidade brasileira. Depois de desaparecer nos textos dos livros did�ticos, o �ndio voltaria a ser lembrado nos estudos da Literatura da �poca do Romantismo no Brasil. O �ndio at� bem pouco tempo estudado na Hist�ria do Brasil ou em Estudos Sociais era �nico, �Tupi-Guarani� em todas as �tribos�, morava em �ocas� e �tabas�, era antrop�fago, pregui�oso e existente apenas no Xingu ou em remotas regi�es do Norte do pa�s.
A desinforma��o, os equ�vocos e os pr�-conceitos que motivam a viol�ncia cultural contra os povos ind�genas, resultam das id�ias euroc�ntricas de �civiliza��o�, do etnocentrismo cultural e da concep��o evolucionista da Hist�ria, onde, no presente, os ind�genas s�o classificados como �primitivos�, possuidores de express�es culturais ex�ticas ou folcl�ricas ainda preservadas, mas que determinadas a serem engolidas pelo �progresso� da nossa sociedade capitalista.
Notas
* Vers�o revisada e ampliada do texto discutido em sala de aula na disciplina Hist�ria das Rela��es Sociais, da Cultura e do Trabalho, no Curso de Especializa��o em Ensino de Hist�ria (UFRPE), e apresentado como subs�dio para discuss�es no Minicurso Povos ind�genas e Ensino de Hist�ria, durante o V Encontro Nacional de Pesquisadores do Ensino de Hist�ria, realizado em Jo�o Pessoa-PB, de 08 a 11/10/2001.
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